Essential Skills
Inteligência Emocional

São Tantas

Uma mesma situação pode despertar diferentes reações e criar emoções distintas.

Classifique a lista de sentimentos abaixo. Para isso basta clicar do lado esquerdo para marcar como POSITIVO e do lado direito como NEGATIVO.

ALEGRIA
RAIVA
MEDO
TRISTEZA
SURPRESA
AFETO
AVERSÃO
CONFIANÇA
NOJO
DESGOSTO
TRANQUILIDADE
FRUSTRAÇÃO
EMPOLGAÇÃO
SUSTO
PAIXÃO
DESPREZO

Na verdade, tudo depende da forma como você lida com cada uma delas.

Sabe aquela história de fazer do limão uma limonada?

É por aí.

Experiências positivas ou negativas nos levam a reagir com emoções, que são impulsos para uma ação imediata.

A Inteligência Emocional é a capacidade de perceber e exprimir a emoção, assimilá-la ao pensamento, compreender e raciocinar com ela, e saber regulá-la em si próprio e nos outros.

CURIOSIDADE

Humanos conseguem interpretar emoções, As máquinas não têm essa capacidade, certo?

Não no que depender de Rana El Kaliouby, cofundadora da Affectiva. Assista ao video e conheça como a Inteligência Artificial está prestes a se tornar Inteligência Artificial Emocional!

Inteligência Emocional no trabalho

Passamos boa parte do nosso dia no trabalho, convivendo com pessoas completamente diferentes de nós. Isso contribui para a criatividade, porém, a diferença também provoca conflitos.

Ter controle sobre o fluxo de emoções e impulsos é Essential para um bom relacionamento com os colegas, tornando o ambiente propício para o desenvolvimento das atividades com excelência.

Inteligência Emocional no trabalho: na prática

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Autoconsciência

Capacidade de se conhecer e analisar suas emoções em resposta aos estímulos externos.

Gerenciamento das emoções

Capacidade de autocontrole, de escolher o melhor comportamento a adotar em momentos de estresse.

Motivação

Por que você faz o que faz? O que te impulsiona na vida? Essa é a essência da motivação.

Empatia

Capacidade de se colocar no lugar do outro, percebendo suas necessidades. Compreender todos os fatores e condições que levam o outro a agir e fazer escolhas nos torna mais humanos, sensíveis e abertos ao novo.

Habilidades Sociais

Capacidade de compreender outras pessoas; em especial, contrastes em seus estados de ânimo, temperamentos, motivações e intenções.

Como os sentimentos estão muitas vezes escondidos, o autoconhecimento emocional exige atenção permanente ao seu estado interno, incluindo emoções.

A consciência é um estado neutro que gera o autoexame, mesmo durante emoções intensas.

Para fins práticos, o autoconhecimento e a capacidade de mudar o seu humor são a mesma coisa.

Nossos valores ditam nossos sentimentos e, consequentemente, nossos comportamentos.

Valores básicos

São aqueles que consideramos como preciosos e que não podem ser infringidos; se isso acontecer, naturalmente vamos rejeitar o infrator.

Atenção

esse aspecto é uma via de mão dupla, ou seja, se infringirmos o valor básico de alguém, certamente ele nos rejeitará.

Valores afetivos

São aqueles que fazem nossos olhos brilharem, aqueles que nos fazem felizes e admirarmos pessoas ou coisas.

Se descobrimos valores afetivos comuns com outras pessoas, naturalmente nos aproximamos delas.

Valores Corporativos

São aqueles valores que estão pautados no código de conduta da Organização.

Se os valores corporativos forem diferentes dos afetivos ou ferirem os básicos, aumentam as chances do índice de Inteligência Emocional do colaborador tornar-se menor, acarretando desde baixo desempenho até comportamento inadequado.

Valores corporativos

Valores básicos

Inteligência Emocional menor

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