Essential Skills
Gestão do Tempo

Como gerir o tempo?

Existem muitas ferramentas que podem ajudá-lo nisso, como os pilares da gestão do tempo, por exemplo.

Clique sobre cada um deles para saber mais detalhes.

PILARES

Você sabia que 20% das suas ações são responsáveis por 80% dos seus resultados?

É O QUE DIZ A

LEI DE PARETO.

Fredo Pareto foi um economista italiano que percebeu que 20% das pessoas e empresas são responsáveis por 80% dos resultados.

Isso significa que você precisa dar foco e se concentrar nesses 20% de suas ações que trazem 80% do resultado que você espera.

Analise a sua rotina

Você verá que são as menores coisas que lhe trazem mais problemas. Por isso, o foco deve ser em eficiência.

Não dá para falar de gestão do tempo sem falar de prioridades.

A Matriz de Prioridades é mais uma ferramenta que pode auxiliar você.

Clique sobre os destaques para acessar o conteúdo.

Gravidade

É analisada pela consideração da intensidade ou do impacto que o problema pode causar se não for solucionado. Tais fatores podem ser avaliados quantitativa ou qualitativamente.

Um problema grave pode ocasionar a falência da sua empresa, a perda de clientes importantes ou mesmo a danificação da imagem pública da Organização.

É analisada pela pressão do tempo que existe para resolver determinada situação. Basicamente, leva em consideração o prazo para se resolver um determinado problema.

Podemos considerar como problemas urgentes: prazos definidos por lei ou o tempo de resposta para clientes. A pontuação da urgência varia de 1 a 5, seguindo o seguinte critério:

  1. pode esperar
  2. pouco urgente
  3. urgente, merece atenção no curto prazo
  4. muito urgente
  5. necessidade de ação imediata

É analisada pelo padrão ou tendência de evolução da situação. Você pode analisar problemas, considerando o desenvolvimento que ele terá na ausência de uma ação efetiva para solucioná-lo.

Representa o potencial de crescimento do problema, a probabilidade do problema se tornar maior com o passar do tempo.

Reflita:

Tempo é um recurso limitado e finito, enquanto energia é um recurso renovável.

Energia Física

Nutrição inadequada, privação de sono ou descanso e falta de exercícios físicos minam nosso estoque de energia; manter uma rotina saudável é imprescindível.

Energia Emocional

Reconhecer o que desperta nossas emoções (positivas e negativas) e aprender a controlar nossas reações melhoram o nível e a qualidade de nossa energia, independentemente do contexto externo.

Energia Mental

Embora nosso costume seja realizar diferentes atividades simultaneamente, ser multitarefa reduz a produtividade. Alternar entre uma atividade e outra aumenta em até 25% o tempo necessário para finalizar a primeira tarefa.

Energia Espiritual

Religião, espiritualidade, valores. Independente do nome ou da preferência, nossa vida pessoal e profissional devem estar alinhadas com o que acreditamos – ver sentido e propósito no que fazemos é energizante.

Encontre o seu ritmo!

Alcançar o nível alto de energia e produtividade, sentindo-se eficiente, inspirado e com propósito não depende apenas de saber administrar o nosso tempo e nossas atividades.

É preciso embarcar em um processo mais profundo de autoconhecimento e gerenciamento de nossos recursos pessoais para elevar os níveis de energia e felicidade, e assim viabilizar uma vida equilibrada.

Encontre o seu ritmo, compreenda o que agrega valor e aquela energia extra e energize-se.

Agora é com você!

Quer uma mãozinha para criar novos hábitos ou mudar os atuais? Assista à entrevista de Charles Duhigg, autor do best-seller "O poder do hábito".

Clique em Fechar para acessar a próxima lição.